quinta-feira, 14 de julho de 2011

Praticando a coleta seletiva

Na natureza, toda a matéria orgânica (viva) criada por elas se decompõe muito rápido no meio ambiente, e ainda serve para gerar energia e enriquecer o solo. Já os materiais industrializados podem demorar até centenas de anos para se decompor.

- O papel e o papelão podem levar de3 a 6 meses para serem absorvidos.
- Um simples chiclete pode levar 5 anos.
- Latinhas de refrigerante levam uma vida: de 80 a 100 anos.
- O plástico pode levar até 500 anos.

Mas alguns, simplesmente não se decompõem.

- O vilão: o vidro fica um milhão de anos na natureza.



Essa é uma das infinitas justificativas da importância de realizar a coleta seletiva. Mas fique atento (a) na hora de separar, pois alguns materiais não são recicláveis, como: cabos de panelas, adesivos, clipes, grampos, esponja de aço, guardanapos, bituca de cigarros, fotografias, fita crepe, papéis sanitários, espelhos, cerâmica, óculos, louças, cabos de panela, espuma, latas de tinta, etiquetas, papel carbono, pirex.

Materiais que são recicláveis:

Plástico e Isopor: embalagens plásticas, isopor, garrafas PET, filme plástico, copo descartável, canos e tubos, sacolas plásticas de supermercados, peças de brinquedos

Metal: lata de aço, lata, tampa de aço, fios, pregos, parafusos, panelas sem cabo

Vidro: garrafas, potes, copos, pratos, cacos

Papel: papel, papelão, embalagens longa vida, jornais, listas telefônicas, revistas

Óleo de cozinha: espere esfriar e despeje o óleo numa garrafa plástica.

Não se esqueça de lavar os materiais antes de descartá-los, a fim de não atrair vetores de doenças.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Sucesso do Projeto Jahu Recicla

A SEMEIA agradece os moradores dos 47 bairros contemplados pelo serviço de coleta seletiva, pois mostraram que estão mudando seus hábitos, aderindo ao projeto de coleta seletiva e contribuindo para a garantia da integridade do meio ambiente. A quantidade de lixo coletada nesses bairros está sendo alta, o que mostra que os cidadãos estão colaborando com o projeto e realizando a separação dos materiais recicláveis. Por intermédio de verba da FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição), da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, a SEMEIA pode adquirir um novo caminhão para a coleta dos resíduos recicláveis, que chegou até nós na data de 23/05/2011. O motorista deste caminhão recebeu treinamento e deu-se início a recolha dos materiais nos bairros que foram recentemente incluídos no projeto no dia 27/06.






Lembrando que este projeto é de extrema importância para o município, pois contempla o tripé da sustentabilidade (sociedade, economia e meio ambiente), e está sendo desenvolvido e embasado no nível de educação ambiental dos moradores. O Jahu Recicla também é devidamente monitorado por meio de pesquisas de satisfação, onde é realizada a panfletagem porta a porta e palestras. Confira o panfleto que foi entregue de casa em casa nos bairros contemplados pela coleta seletiva:




quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fique atento aos horários da coleta de resíduos

A coleta se inicia a partir das 06h00min da manhã, seguindo um cronograma de logística já pré estabelecido, com o intuito de aperfeiçoar e adequar o serviço.
Pedimos a colaboração de todos os munícipes ao separar o resíduo, a fim de evitar acidentes com os coletores, observe os dias e horários de coleta em seu bairro, o resíduo colocado nos dias errados pode provocar enchentes e fica sujeito a ação de cães e gatos, que espalham o lixo.

• Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, margem direita do rio Jaú;
• Terça-feira, quinta-feira e sábado, margem esquerda do rio Jaú.

Lembramos que o Distrito de Potunduva, Olaria, Condomínio Flamboyant, Chácara Itaúna e Vila Ribeiro, se encontram na margem esquerda do rio Jaú, porém a coleta dos resíduos é desempenhada de segundas, quartas e sexta-feira, com o objetivo de aprimorarmos a logística da coleta de resíduos. Outra observação é que na Vila Ribeiro a coleta é feita somente de segunda e sexta-feira.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ampliação do Projeto Jahu Recicla



A partir do dia 27/06, mais 22 bairros passarão a ser contemplados com o serviço de coleta seletiva em Jaú, com a ampliação do Projeto Jahu Recicla. Somado aos outros 25 bairros que já contam com esse serviço há 2 anos, agora temos 47 bairros recebendo o caminhão da coleta seletiva no seu bairro, semanalmente, o equivalente a 34% da população jauense.
Este projeto é de extrema importância para o município, uma vez que contempla o tripé da sustentabilidade (sociedade, meio ambiente e economia), sendo desenvolvido e embasado na educação ambiental dos moradores, por meio de palestras, capacitação dos técnicos envolvidos e distribuição de material informativo Neste ponto cabe frisar que esse material foi conquistado por essa Secretaria, através de contato com a empresa Tetra Pak; onde posteriormente, elaboramos o material e a empresa realizou a impressão e a entrega de 50 mil exemplares.

O Programa denominado “Jahu recicla” é devidamente monitorado através de pesquisas periódicas de satisfação pública, a fim de levantar eventuais imprecisões, bem como divulgação em mídia escrita e falada e apoio de carro de som.

É importante ressaltar que esta Secretaria já iniciou o processo de conscientização dos moradores dos novos bairros que serão contemplados pela coleta seletiva sobre a importância de separar o lixo corretamente e contribuir com o projeto, e até o presente momento representa mais de 20 mil moradores atendidos. Nesta nova ampliação a conscientização esta sendo realizada porta a porta, feita através de visitas técnicas pelos funcionários e estagiários desta Secretaria. Ainda esta semana e durante as próximas mais de 30 mil pessoas serão conscientizadas e informadas sobre a ampliação.

Espera-se que a aderência se torne cada vez maior, pois o benefício vem em retorno ao próprio munícipe e sua qualidade de vida.

Novos bairros contemplados com a coleta seletiva: 


Fique atento (a):

Num saco plástico, coloque todos os materiais recicláveis e disponibilize para a coleta.
Mas antes, não se esqueça de lavar as garrafas de refrigerante, latas, vidros e embalagens da Tetra Pak. O mau cheiro trazido pela sujeira não é agradável para quem coleta e separa os recicláveis, além de atrair insetos e vetores de doenças.

MATERIAIS RECICLÁVEIS

Papéis: embalagens de Tetra Pak sem resíduos, papel branco, jornal, papelão, embalagens de papel e papelão

Plásticos: garrafas, potes, copos sem resíduos de alimento e líquidos, pratos e talheres descartáveis sem resíduos de alimentos.

Metais: latas sem resíduos de líquidos e embalagens de marmitex sem resíduos de alimentos.

Vidros: garrafas, copos e cacos de vidro sem resíduos de alimento e líquido. Se o vidro estiver quebrado, não se esqueça de embrulhá-lo em jornal e escreva "vidro quebrado" no jornal, para que o coletor não se machuque.

IMPORTANTE: pilhas, baterias e lâmpadas não devem ser colocados em depósitos de lixo reciclável.

Não se esqueça de lavar bem as garrafas de refrigerante, caixinhas de leite e outras embalagens com resíduos.

LIXO ÚMIDO

É constituído por cascas de frutas e legumes, restos de comida, papel de banheiro, sujeira de varrição e de cinzeiros.
Papel higiênico, embalagem de marmitex com resíduos de alimento, papel toalha, absorventes, fraldas, guardanapos sujos ou muito úmidos, palito de churrasco ou picolé e pratos, copos e talheres descartáveis com restos de alimentos, papel de fax ou carbono, vidros planos e cerâmicas são resíduos NÃO recicláveis.