quinta-feira, 14 de julho de 2011

Praticando a coleta seletiva

Na natureza, toda a matéria orgânica (viva) criada por elas se decompõe muito rápido no meio ambiente, e ainda serve para gerar energia e enriquecer o solo. Já os materiais industrializados podem demorar até centenas de anos para se decompor.

- O papel e o papelão podem levar de3 a 6 meses para serem absorvidos.
- Um simples chiclete pode levar 5 anos.
- Latinhas de refrigerante levam uma vida: de 80 a 100 anos.
- O plástico pode levar até 500 anos.

Mas alguns, simplesmente não se decompõem.

- O vilão: o vidro fica um milhão de anos na natureza.



Essa é uma das infinitas justificativas da importância de realizar a coleta seletiva. Mas fique atento (a) na hora de separar, pois alguns materiais não são recicláveis, como: cabos de panelas, adesivos, clipes, grampos, esponja de aço, guardanapos, bituca de cigarros, fotografias, fita crepe, papéis sanitários, espelhos, cerâmica, óculos, louças, cabos de panela, espuma, latas de tinta, etiquetas, papel carbono, pirex.

Materiais que são recicláveis:

Plástico e Isopor: embalagens plásticas, isopor, garrafas PET, filme plástico, copo descartável, canos e tubos, sacolas plásticas de supermercados, peças de brinquedos

Metal: lata de aço, lata, tampa de aço, fios, pregos, parafusos, panelas sem cabo

Vidro: garrafas, potes, copos, pratos, cacos

Papel: papel, papelão, embalagens longa vida, jornais, listas telefônicas, revistas

Óleo de cozinha: espere esfriar e despeje o óleo numa garrafa plástica.

Não se esqueça de lavar os materiais antes de descartá-los, a fim de não atrair vetores de doenças.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Sucesso do Projeto Jahu Recicla

A SEMEIA agradece os moradores dos 47 bairros contemplados pelo serviço de coleta seletiva, pois mostraram que estão mudando seus hábitos, aderindo ao projeto de coleta seletiva e contribuindo para a garantia da integridade do meio ambiente. A quantidade de lixo coletada nesses bairros está sendo alta, o que mostra que os cidadãos estão colaborando com o projeto e realizando a separação dos materiais recicláveis. Por intermédio de verba da FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição), da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, a SEMEIA pode adquirir um novo caminhão para a coleta dos resíduos recicláveis, que chegou até nós na data de 23/05/2011. O motorista deste caminhão recebeu treinamento e deu-se início a recolha dos materiais nos bairros que foram recentemente incluídos no projeto no dia 27/06.






Lembrando que este projeto é de extrema importância para o município, pois contempla o tripé da sustentabilidade (sociedade, economia e meio ambiente), e está sendo desenvolvido e embasado no nível de educação ambiental dos moradores. O Jahu Recicla também é devidamente monitorado por meio de pesquisas de satisfação, onde é realizada a panfletagem porta a porta e palestras. Confira o panfleto que foi entregue de casa em casa nos bairros contemplados pela coleta seletiva: